terça-feira, 12 de julho de 2011

Morreu Tatsuo Suzuki Sensei 8ºDan Hanshi

Hoje, dia 12 de Julho de 2011, morreu uma das lendas do karate e da Wado-ryu em particular.
O Sensei Tatsuo Suzuki foi sem duvida uma personagem marcante e incontornavél da Wado-ryu no mundo e em particular na Europa.

Saído do sistema universitário, da Universidade de Nishi-dai, foi escolhido por Sensei Ohtsuka para juntamente com outros instrutores da mesma geração desenvolverem o Karate Wado-Ryu na Europa.

Sensei Ohtskuka Meijin e Sensei Tatsuo Suzuki jovem

Foram escolhidos pela sua capacidade inquestionavél de combate. Verdadeiros samurai enviados para travar uma batalha pela implantação da Wado-Ryu na Europa. Seriam os homens de mão de Ohtsuka Meijin na Europa. Aqueles que lhe davam confiança de conseguirem lidar com qualquer "problema" ou "conflito" ou "desafio" que fosse lançado à Wado. É preciso não esquecer que o seu titulo de Hanshi foi-lhe atribuído directamente por Sensei Ohtsuka Meijin ainda em vida.

Como qualquer ser humano era um homem com defeitos. Mas as suas qualidades não podem ser negadas.
A sua coragem, força, determinação e espírito de combate serão para sempre lendárias. O seu temperamento aguerrido e inflamavél era temperado com uma enorme integridade e honra. E o seu amor à Wado-ryu, a sua dedicação e devoção à sua pratica e ensino, algo que enche de orgulho qualquer membro da família Wado. Ainda bem que este homem existiu e viveu.
A propósito disto, contaremos uma historia, que desconhecemos obviamente a sua veracidade mas que ilustra algo do que este homem era (as lendas são feitas destas histórias que poderão não ser totalmente verdadeiras ou fidedignas ou precisamente o que se terá passado... Por isso serem lendas.). Uma força da natureza e como tal imprevisivél e drástica, mas absolutamente verdadeira.

" Durante um evento de classe mundial Sensei Suzuki foi convidado a participar para fazer uma demonstração de Karate Wado-Ryu. Algo usual e para o qual era convidado com frequência. Juntamente com Suzuki Sensei estavam outros instrutores famosos e reputados de muitas outras artes marciais.
No tempo de espera no corredor e enquanto aquecia, um outro instrutor de outra arte marcial teceu alguns comentários à Wado-Ryu menos abonatórios. Não se sabe precisamente quais terão sido esses comentários mas sabe-se que foram ouvidos por Susuki Sensei.
Este instrutor era altamente considerado e as suas capacidades marcial bastante acima da média. O seu nome agora não é relevante nem que arte praticava, mas poderíamos dizer que em termos de prestigio seguramente estaria acima de Suzuki Sensei.
Tendo ouvido este comentários, Suzuki Sensei saiu do seu lugar e percorreu o corredor em direcção a ele. Não perdendo tempo nem dando nenhuma palavra disferiu um poderoso murro no outro instrutor deixando-o inconsciente. Isto durante uma apresentação de artes marciais de elevado prestigio. Isso poderia amedrontar qualquer pessoa, ou pelo menos condicionar a fazer o politicamente correcto e não responder aos insultos. Mas não com Sensei.
Esperou o seu regresso à consciência e depois iniciou uma lição de moral em altos brados e gritos. Disferiu ameaças e disse que se mais alguma vez o ouvisse dizer mal da Wado, denegrir o seu nome, afrontar a honra da família Wado voltaria para lhe dar uma liçao maior e mais explicativa sobre o que é a wado-ryu. Que quem manchava o nome da Wado-Ryu estava e ataca-lo pessoalmente e à sua honra.
Sem qualquer tipo de pudor ou politicamente correcto, investido de uma força de verdadeira justiça e de defesa da honra do seu clã Sensei respondeu a esta afronta ao seu melhor estilo. Não levou "desaforos para casa" e pôs tudo em pratos limpos imediatamente e da forma marcial. Se atacam a Wado a resposta virá rápida e enexoravél."

E muito embora, vários tenham treinado com ele e se tenham afastado, para todos é inquestionavél que "he was the man". Toda a geração mais antiga de instrutores da Europa o conhece e treinou com ele. Ninguém o põem em causa e o respeito de todos pela sua pessoa e a admiração que todos tem por ele é notória.
Mesmo em face à luta final que travou contra a morte, foi um lutador sem igual resistindo muito e durante muito mais tempo do que se pensou ser possível. Ver este homem na sua fase final da vida foi um choque, mas a verdade é que até aí foi um lutador.
É próprio que neste dia se fale deste homem e se preste a devida homenagem a Suzuki Sensei.
Um verdadeiro guerreiro. Um Samurai. Um colosso. Uma Lenda. Acima da média e excepcional.
Que descanse em paz.
Mas jamais será esquecido. Faz parte dos imortais que ficam na história deste pequeno mundo que é a Wado-ryu.
Morrer é cair nas brumas do esquecimento. Sensei Tatsuo Suzuki 8ºDan Hanshi jamais será esquecido pois conquistou o seu lugar na história e já faz parte dos Imortais personagens que constituem a historia incontornavél da Wado-Ryu.


A Wado Bushikai presta homenagem à memoria de Sensei Tatsuo Suzuki 8ºDan Hanshi.


Sensei Tatsuo Suzuki e grupo de alguns dos instrutores Japoneses de wado-ryu na Europa em 1966.


Sem comentários:

Publicar um comentário