quinta-feira, 1 de março de 2012

Seminário Internacional de Wado-ryu & Shindo Yoshin Ryu em Berlin 2012

Como já começa a ser tradição os Instrutores da Wado Bushikai, Artur Pinto e Marco Pinto, voltaram a marcar presença neste seminário organizado anualmente pela Federação de Karate Wado da Alemanha.


Group Foto Wado-Ryu & Shindo Yoshin Ryu Seminar in Berlin Feb. 2012
 Como sempre o Seminário foi orientado conjuntamente pelo líder da Wado Guseikai - Sensei Wataru Shibata (7ºDan Wado-kai) E pelo Kaisho da TSYR - Sensei Threadgill (Menkyo Kaiden) que tentaram estabelecer ligações entre a escola Wado-Ryu e a arte de onde obtém uma enorme influencia, a Shindo Yoshin Ryu.
Esteve também presente no seminário, a titulo pessoal e para travar conhecimento com a Shindo Yoshin Ryu, o Sensei Imai (7ºDan Wado-kai).
Imai Sensei foi um convidado extremamente agradavél e cordial que trouxe ainda uma maior riqueza a este seminário. Ter a possibilidade de conversar e trocar algumas ideias com pessoas com a qualidade e profundidade de conhecimentos e experiência de Imai Sensei é sempre excelente e enriquecedor.
Sensei Shibata, Sensei Threadgill, Sensei Imai
No curso do Seminário Artur Pinto e Marco Pinto, como alunos directos de ambos os professores que orientavam o seminário, foram frequentemente chamados a participar nas demonstrações técnicas como Uke dos Sensei. Sendo membros tanto da Wado Guseikai como da Shinyokai são tidos em consideração por ambos os professores como capazes de auxiliar nas explicações e demonstrações necessárias visto conhecerem com alguma profundidade quer a Waza de Shindo Yoshin Ryu quer a Waza de Wado-ryu e sendo capazes de estabelecer a ligação entre as duas.

Pregaminhos de Modorouko de Shonden da TSYR
 No final do Seminário foram ainda formalmente entregues por Sensei Treadgill a Artur e Marco Pinto os seus Densho de Shoden em Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu. Os titluos já estavam reconhecidos à quase um ano, mas Sensei Treadgill decidiu entregar os Densho respectivos nesta altura. Uma formal transmissão de autorização de ensino e de certificação de conhecimentos da escola Shindo Yoshin Ryu feita da antiga forma tradicional Japonesa de transmissão da escola. A TSYR não atribui graduações de Dan aos seus membros mas sim Licenças de Ensino aqueles que tenham demonstrado os conhecimentos técnicos necessários e que são formalmente autorizados a transmitir esses mesmos conhecimentos.
Sensei Treadgill explicou que hoje em dia esta tradição já é quase inexistente, mas que o seu professor e antecessor na liderança do ryu lhe ordenou que mantivesse esta tradição algo que ele pretende manter.

A Bushikai irá aguardar pelo próximo ano para mais uma vez poder participar neste evento que já se tornou um Icone no Mundo da Wado da Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário