quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Benefícios das artes marciais na aptidão física

Os aspectos físicos do karate tornam-no numa forma eficaz de exercitar todo o corpo – os músculos (força), coordenação (equilíbrio) e sistema cardiovascular (aeróbio).
O Karate é uma actividade física antes de mais. Como tal, os praticantes podem esperar receber um treino físico mais ou menos intenso mas que beneficiará os seus sistemas cardiovasculares, equilíbrio e força. Este treino faz das artes marciais uma boa actividade para incluir num programa de fitness e exercício físico pessoal ou numa rotina de treino de resistência.

Elementos físicos típicos de uma aula de karate

Dependendo do nível da classe, preferência do instrutor ou do calendário, cada sessão de treino pode incorporar alguns ou todos os seguintes elementos:
·                               -   Aquecimento e alongamento
·                               -  Posições (Posições de vários tipos desde a saudação até posições frontais e de combate)
·                               -  Kihon ou técnicas básicas (socos, pontapés, esquivas e deslocação)
·                               -  Formas ou kata (repetindo vários katas várias vezes)
·                               -  Shiai Kumite ou sparring (intensas lutas controladas de 3minutos)
·                               -  Kumite kata (exercícios com um parceiro, semelhantes a kata, mas com oponente, onde estão predeterminados os ataques e defesas a realizar)
·                                - Técnicas de defesa pessoal

Para graduações mais elevadas as aulas também podem incluir eventualmente treino com armas, Jyu Kumite (combate Livre) exercícios com aparelhos de desenvolvimento corporal, técnicas de sacrifício (normalmente mais acrobáticas), etc…
No seu exercício em casa, sozinho o praticante pode incluir um ou mais destes elementos no seu treino diário, excepto os trabalhos de kumite ou de formas com parceiro por não existir outro elemento para praticar. No entanto os Kata de Karate foram criados com o propósito de permitir as pessoas treinarem sem precisarem de um parceiro e como tal podem ser aproveitados nessa perspectiva.
Estes vários componentes de uma aula de artes marciais, nomeadamente de karate, fortalecem os músculos dos alunos, melhorarem seu equilíbrio e coordenação, estendem a sua resistência e melhoram a sua saúde cardiovascular. Existem amplos benefícios adicionais pois todos os trabalhos usam apenas o peso do corpo e incidem em posturas correctas. Como tal preservam a saúde da coluna vertebral e não existe risco elevado de exercício extremo que possa levar a lesões pois não são normalmente usados pesos adicionais. Também o controle sobre a respiração é levado em conta o que para pessoas com problemas respiratórios pode ser uma ajuda.

Praticar artes marciais constrói força e musculatura

Os movimentos de karate diferentes trabalham vários músculos ao longo de todo o corpo, proporcionando um treino de aptidão física de corpo inteiro.
As diferentes posições – posição de cavalo/lado a frontal ou de combate – fortalecem os músculos das pernas, e ainda ampliando capacidade de resistência e equilíbrio. Cada pontapé (frontal ou de lado, por exemplo) trabalha músculos da perna de núcleo diferente, do quadril para coxa até aos gémeo e apenas levantar cada perna nos exercícios ajuda a tonificar os músculos.
Murros e defesas cumprem uma função semelhante para os músculos do braço, peito e costas. Do uso dos movimentos de puxar e empurrar e torção dos músculos um contra o outro resulta numa quantidade enorme de força. Esta força não só fornece um forte treino físico, mas também ajuda a uma pessoa atingir um alvo mais difícil e com maior precisão.
Considere como uma alavanca ou uma roldana ajuda a prolongar a força da mão ou braço. Estes dispositivos mecânicos tornam uma pessoa capaz de levantar ou mover objectos que de outra forma a pessoa sozinha não seria capaz. Muito do trabalho de Karate é feito de forma semelhante, com a transferência e multiplicação de força pelas articulações dos membros de forma a gerar golpes mais vigorosos e movimentos mais rápidos.
O alongamento antes e depois de cada treino de artes marciais também tonifica, alonga e prepara os músculos, permitindo aos praticantes evitar lesões e receber o treino mais eficaz possível.

Praticar uma forma de arte marcial melhora equilíbrio e a coordenação

Além de fortalecer e tonificar os músculos, o karate ajuda a melhorar a coordenação física do praticante.
Mantendo determinadas posturas por longos períodos de tempo, não apenas fortalece os músculos das pernas, mas também ajuda a alcançar maior equilíbrio. Equilibrar as pernas numa posição específica fornece uma base sólida para o corpo; como um trampolim para vários movimentos de karate, ou uma sólida posição quando termina de executar outros movimentos.
O equilíbrio também é necessário ao executar pontapés (geri); Para manter o corpo erecto e colocar o pontapé apropriadamente e consistentemente (a precisão e localização dos pontapés é fundamental independentemente de visar alvos em níveis baixos ou altos). Da mesma forma, é preciso coordenação para dar um murro (tsuki) num nível consistente e localização correcta, bem como ser capaz de rapidamente ajustar esse nível se o alvo se mover. A repetição de formas (kata) e de outros movimentos com precisão e velocidade de forma consciente, auxilia a coordenação motora olho-mão e o processamento mental necessário para rápidas avaliações e correcções propicepticas.
Este equilíbrio e coordenação, afiado através das artes marciais, ajuda noutras áreas da vida, desde andar na rua até manter o equilíbrio num comboio em movimento, pode inclusive ser benéfico para quem compete noutras actividades desportivas. Estas capacidades motoras podem ser fundamentais em situações em que uma pessoa se veja envolvida numa situação legítima de defesa pessoal. Apesar de nas artes marciais de uma forma geral os praticantes serem ensinados a antes de mais evitarem a escalada de situações que possam terminar em confronto, nem sempre isso é possível. Saber como lutar não significa que um praticante de karate deva lutar, mas o equilíbrio, coordenação e resistência adquiridos na sua prática através dos treinos regulares de artes marciais, pode eventualmente ser muito útil numa situação em que não reste alternativa.

Praticar karate proporciona um treino aeróbio, melhorando o Cardio Fitness

Além de melhorar a força e equilíbrio, o Karate também fornece exercício cardiovascular, através do treino de formas (kata) ou do sparring (kumite).
As formas de Karate (que tem nomes diferentes em diferentes estilos de Karate) ensinam uma coreografia ou combinação de movimentos, simulando uma “luta” ou partes dela. As Capacidades e a disciplina do praticante de karate parcialmente decorrem de ir repetindo as formas em cada nível ou graduação. Dependendo da velocidade e do número de formas que cada professor ensine, essa repetição pode fornecer um exercício aeróbio leve, moderado ou vigoroso. O professor poderá adequar esse nível de treino aeróbio de acordo com cada aluno, podendo solicitar aos alunos mais avançados maior velocidade e explosividade na execução do kata por exemplo.
Um combate, que é uma curta luta intensa, pode deixar os alunos sem fôlego e com os músculos a doer. Estudos tem demonstrados que combater, seja em que formato for, karate, boxe, judo, etc… é uma das actividades físicas que mais calorias queima por minuto de actividade. Logo, participando de vários combates de sparring durante uma aula de Karate, dará aos alunos um treino aeróbio intenso, realçando o cardio fitness, enquanto também terão de demonstrar utilizações realistas de movimentos aprendidos na aula.

Fazer do Karate parte de um exercício e Fitness de rotina

A incorporação de artes marciais numa rotina de condicionamento físico é uma boa forma de chegar e ficar saudável, trabalhando consistentemente o corpo total. Os benefícios da aptidão física variada do karate cultivam um meio para ao longo da vida perseguir um objectivo global de saúde e fitness.
Cada aula de karate ou sessão de prática pessoal de artes marciais contém vários dos elementos físicos discutidos aqui. Algumas classes podem-se concentrar em fundamentos (kihon), enquanto outras podem concentrar-se na repetição de formas (kata) e ainda outras podem incluir técnicas de combate e auto-defesa. Isso faz de algumas sessões mais aeróbias e outras mais Anaeróbicas com incidência sobre força e resistência. Mas todas as aulas incluem alguns elementos semelhantes, tais como aquecimento, alongamento e treino de posições e deslocamentos.
Praticar artes marciais consistentemente, duas a quatro vezes por semana ou mais, fornece tempo suficiente para trabalhar cada grupo muscular e o corpo como um todo. Ao longo do tempo, este treino promove a saúde e bem-estar geral.

Com o karate, os participantes recebem um variado e intenso treino de corpo inteiro. Um treino físico que vai muito além de simplesmente lutar ou da legítima defesa com a adição de componentes culturais, mentais e psicológicas importantes e também elas motivadoras de bem-estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário