A Wado Bushikai e a AKWK fizeram-se representar através dos seus Instrutores Seniores.
Seminário Internacional de Madrid, Sensei Takagi, Sensei Sonoda, Luis Santos, Marco Pinto e Artur Pinto |
Existiram participações de elementos de diveros paises o que demonstra que Takagi Sensei, como actual presidente do concelho técnico da Wado-kai é sem duvida um professor de Karate Wado com o qual vale a pena treinar e que muitos desejam fazê-lo.
Takagi Sensei fez-se acompanhar de Sonoda Sensei (7ºDan Wado-Kai ) e Higarashi Sensei ( 6ºDan Wado-aki) Nesta sua deslocação à Europa para ensinar. Takagi Sensei e Sonoda Sensei mostraram-se professores pacientes e com um elevado sentido de humor. Sempre tendo em vista o desenvolvimento e aprimoramento do standard da wado-kai ensinaram com diligencia para que exista uma maior homogenide dos praticantes.
Os trabalhos técnicos centraram-se em Kihon, como sabemos essa é a base e tem de ser continuamente aprimorada, alguns katas com incidência na Chinto e Seichan e uma abordagem em todos os kihon kumite. Artur Pinto teve o privilegio de ser Ukemi de Sonoda Sensei para explicar alguns Kihon Kumite, os trabalhos mais comuns e mais transversais a todas a linhas de Karate Wado-Ryu.
Os Instrutores do Seminário, Sonoda Sensei, Higarashi Sensei e Takagi Sensei |
Sensei Higarashi foi uma alegria rever pois, o ainda responsável pela Wado-Kai em Espanha, é um professor que deixou saudades tanto em Espanha como em Portugal. Agora um pouco mais velho, (já não nos faz realizar treinos às 6 da manhã com 1000 tsukis intervalados com flexões em punhos no alcatrão) mas com a sua sempre presente boa disposição, alegria e simplicidade. Falar com ele foi difícil pois eram imensas as pessoas que participaram no seminário apenas com o intuito de o rever, dos mais variados estilos de Karate e outras artes marciais.
Um bom seminário, com excelentes tecnicos.
Foto de Grupo do Seminário em Madrid 2011 com Takagi Sensei |
Houve ainda uma sessão de Exames de Dans realizada no Sábado onde foram atribuídas vários novos níveis de Dan a Alunos Espanhois que se propuseram. O nível de aprovação foi médio tendo sido aprovados cerca de metade dos proponentes a novas graduações.
Sem comentários:
Enviar um comentário