quinta-feira, 29 de maio de 2014

A perda de um grande Homem do Budo

Hoje foi o funeral de um homem extraordinário. Sensei Robbie Smith.

Sensei Robbie Smith era sem duvida uma pessoa extraordinária e um dos melhores artistas marciais do mundo. 
Lamentavelmente os céus do Budo perderam uma estrela brilhante e o mundo está mais pobre sem a sua presença.



Sensei Robert Smith era uma pessoa de extrema humildade e gentileza. Enorme coragem e valor. Sentido de Justiça e honra. Lealdade e humildade a toda a prova. Alguém que fazia aparecer o melhor em todos os que com ele interagiam. Um sorriso fácil e um sentido de humor que nunca era ofensivo. 

Apesar dos seus grandes feitos e conquistas no mundo das artes marciais e em especial na Wado-Kai, permaneceu sempre como um aluno curioso e apaixonado pela pratica de Karate e outras artes marciais. 
Era 7ºDan da JKF Wado-Kai e o único instrutor ocidental a quem a Wado-Kai atribuiu uma licença de instrutor de 1ºKyu. Foi aluno e treinou com vários membros importantes da Wado-Kai como Sensei Ohgami, Sensei Harakawa and Hakoishi, mas ultimamente a sua relação mais estreita era com mestre Takagi que regularmente convidava para ensinar na Nova Zelendia. 

Na Nova Zelandia, que era a sua terra, era imensamente estimado não apenas pelos seus alunos e pelos membros da Wado-Kai que liderava, mas também pelas representações de todos os outros estilos de Karate e artes marciais.

A sua carreira desportiva foi pontuada por muitos sucessos. A sua carreira como arbitro de karate também, sendo considerado como um dos melhores do mundo pela federação mundial de karate que regularmente o requisitava para arbitrar em eventos mundiais de karate competitivo.

Alem disso também dirigia um grupo incrível de artistas marciais no seu dojo de Shindo Yoshin Ryu o Yoshin Wadokan Dojo
Sensei Smith tornou Treadgill Sensei numa presença regular em Hamilton na Nova Zelandia. Os comentários do Kaicho apenas tinham louvores, não apenas para as suas capacidades técnicas e grande desenvolvimento dentro do corriculum da TSYR,  mas também para as suas enormes capacidades de ensino e transmissão de conhecimento. Sensei Robbie Smith consegui desenvolver o seu dojo e torna-lo num dos mais fortes dentro da Shindo Yoshin ryu.

Foi com grande pesar que tomamos conhecimento do seu falecimento no dia 22 de Maio de 2014. 

A Wado Bushikai, O Institudo de Artes Marciais Bushikai, O Grupo Portugues de Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu ( Meibinkan Dojo e ShokushinKan Dojo) todos os seus membros, alunos e Instrutores apresentam formalmente as suas sentidas condolências.
É claro que as nossas preces vão especialmente para a sua Familia, alunos e amigos que sem duvida estão devastados com esta enorme perda. 

Os Instrutores Artur Pinto e Marco Pinto eram amigos próximos de Smith Sensei e sentiram enormemente este infortúnio. Para alem das convergências técnicas que tinham, partilhavam uma forma de ver o mundo e as artes marciais muito semelhante e desenvolveram uma amizade próxima e uma cumplicidade também pelo facto de todos serem praticantes e instrutores de Shindo Yoshin Ryu

Sensei Robbie Smith treinando Wado com Marco Pinto e Artur Pinto no Hombu Dojo da Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu no Colorado. Ano de 2010.

Uma vida dedicada à prática e ensino de artes marciais.
Um caminho de budo interrompido inesperadamente.
Será, sem duvida sentida, a sua falta! 

Sem comentários:

Enviar um comentário