quinta-feira, 11 de novembro de 2010

S. Martinho

Parece-me adequado neste dia que refira esta personagem histórica.
Penso que personifica um pouco o que é a nossa ideia de um guerreiro, ou que sirva de inspiração para todos nos tornar-mos melhores guerreiros. Não basta lutar. É preciso ter um bom coração para que a lute signifique alguma coisa.

S. Martinho
A Lenda:
"
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

"
A espada pode servir para mais do que apenas ferir, pode ajudar, pode salvar, poder servir os mais fracos.

Sem comentários:

Enviar um comentário